sábado, 28 de maio de 2011

Decisões fatais e uma queda livre - Voo AF 447


CHOQUE NO MAR Equipes retiram destroços do A330 no Atlântico. O avião da Air France caiu em 3min30s, a uma velocidade de 200 km/h
Com uma hora e 55 minutos do voo AF 447 desde o Rio de Janeiro, o piloto Marc Dubois, de 58 anos, decidiu descansar. Depois de duas décadas na Air France, e a dois anos da aposentadoria, estava acostumado à rotina das viagens intercontinentais: passar o comando aos dois copilotos durante o voo de cruzeiro sobre o oceano, a parte mais tranquila da viagem, para estar pronto no momento do pouso, em Paris. Ele ouviu de um dos copilotos um breve relato da situação naquele momento: “Deveremos encontrar outras duas turbulências mais à frente. Infelizmente, não podemos subir muito mais agora, porque a temperatura está diminuindo menos rapidamente que o esperado”. Dubois deu-se por satisfeito e saiu da cabine. Dezoito minutos depois, o avião se espatifou no Oceano Atlântico, matando 228 pessoas, de 33 nacionalidades, no dia 1o de junho de 2009.
A surpresa com as circunstâncias da tragédia foi generalizada. Por que um A330, modelo que jamais havia caído, desapareceu no mar sem pedir socorro? A transcrição de dados das caixas-pretas, divulgada na sexta-feira, em Paris, pelo Escritório de Investigações e Análises (BEA) da Aviação Civil da França, traz uma descrição mais clara do que ocorreu nos últimos minutos do voo 447, apesar de ainda não explicar completamente as causas do acidente.
A análise de duas horas de gravações de áudio e 1.300 dados dos computadores de bordo permite afirmar: decisões tomadas pelos pilotos, em meio à tempestade que enfrentavam desde às 2h06 – horário de Greenwich, referência internacional adotada na aviação –, agravaram a emergência em que a aeronave se encontrava e levaram a sua queda. Os primeiros problemas, entretanto, foram técnicos e começaram quatro minutos depois de o avião ter encontrado o mau tempo. Provavelmente s congelados, os tubos de Pitot – sensores do lado de fora da fuselagem que medem a velocidade do avião – passaram a fornecer dados contraditórios. Sem informações confiáveis, o piloto automático do avião se desligou automaticamente às 2h10min05s. Um dos copilotos assumiu a aeronave. “Eu tenho o controle”, afirmou.
Às 2h10min16s, o painel disparou o alerta de “stall iminente”. Stall, no jargão da aviação, é a situação em que o fluxo de ar que passa por cima e por baixo da superfície das asas se desfaz. Elas perdem a função de sustentar o avião, que passa a cair como uma folha seca. Acelerar é inútil. Diante de um alerta de stall, os manuais ensinam que o piloto deve baixar o nariz da aeronave, recobrar a sustentação aerodinâmica, estabilizar-se em relação à linha do horizonte, acelerar os motores e retomar a altitude. Mas, segundo os registros da caixa-preta, os pilotos fizeram o contrário: levantaram o nariz do avião e o mantiveram assim. Às 2h11min40s, o comandante voltou à cabine. O avião já despencava 10.000 pés por minuto. Às 2h13min32s, um dos copilotos parece passar seu posto. “Vá em frente, você tem os controles”, diz uma voz na gravação. Os dois pilotos tentam dar comandos, contraditórios, ao mesmo tempo. Às 2h14min28s, os registros da caixa-preta param: o A330 se chocava com a água de barriga, a cerca de 200 quilômetros por hora e apenas três minutos e 30 segundos após o início da queda.
Os dados preliminares da caixa-preta deixam claro que as medidas tomadas pelos pilotos levaram à queda no oceano. Mas não é possível dizer se eles tinham as informações corretas e o controle da situação a ponto de saber o que estavam fazendo. “O relatório não informa de quais informações os pilotos dispunham no painel, o que estava registrado para guiá-los”, afirma Jorge Barros, especialista em segurança de voo. “No meio de uma tempestade, e à noite, não se enxerga nada. O piloto está sem noção da linha do horizonte. E os impactos decorrentes da turbulência podem tirar do piloto a noção de espaço e velocidade.” Um piloto brasileiro com 17 mil horas de voo, que prefere manter o anonimato, diz que o alerta de stall iminente jamais deve ser desprezado, mesmo se as outras informações forem duvidosas. “As informações de velocidade às vezes tornam-se contraditórias, mas o alerta de stall é extremamente confiável.”

Michel Euler
DADOS VALIOSOS
As caixas-pretas do voo AF 447, apresentadas em Paris. O primeiro relatório mostrou que as ações dos pilotos provocaram a queda no mar

A existência de tempestades naquela região não é surpresa, e a tripulação foi informada sobre elas antes da decolagem. Programado para seguir o mesmo caminho do AF 447 sete minutos depois, um Airbus da Ibéria escolheu, antes da decolagem, desviar das áreas de turbulência. Pediu mais combustível e fez um trajeto mais longo, desviando pelo lado direito da rota. O avião da Air France optou por mudar a rota durante a tempestade e o fez para o lado esquerdo, onde a turbulência era mais intensa. O BEA anunciou que apresentará no fim de junho uma análise das causas do acidente. À primeira vista, parece cômodo culpar os pilotos – isso livraria a Airbus de responsabilidades por erros de projeto, bem como a Air France por negligência na formação de pilotos e manutenção de equipamentos. Mas na aviação o mais importante é aprender com as falhas e evitar a repetição de tragédias. A Air France e a Airbus já gastaram cerca de R$ 45 milhões, esforço recompensado com o resgate das caixas-pretas, intactas, a 3.800 metros de profundidade. Ainda falta achar os três tubos de Pitot, suspeitos de terem enviado informações de velocidade contraditórias. A explicação completa para o acidente poderá levar anos.
As autoridades americanas demoraram quatro anos para apresentar uma explicação para o desastre do voo 800 da TWA, em 1996. O Boeing 747 explodiu no ar ao partir de Nova York para Paris. Morreram 230 pessoas, no acidente de investigação mais longa da aviação comercial. Dez anos depois, o governo americano ainda produzia relatórios com recomendações baseadas nas causas da tragédia, e o Congresso mudou a lei de indenizações por morte em alto-mar. Apesar da dor que provoca, um desastre aéreo traz lições. Não aprendê-las pode representar um custo muito maior para a sociedade.

   Reprodução
Clique na imagem para ampliá-la

quinta-feira, 26 de maio de 2011

Bombardeiros Americanos

Ver nos céus de hoje em dia dois dos mais famosos bombardeiros americanos da WWII é uma raridade. E que tal um B-17 e um B-25 ?

Tanques de Guerra

T-90S-001.jpg

Um carro de combate (conhecido popularmente como tanque de guerra) é um sistema de armas que reúne em si, sob determinada prioridade sistémica, as 5 acções essenciais ao combate: Poder de fogo, Acção de Choque, Protecção, Mobilidade, e Informações e Comunicações. Possui com elemento do subsistema mobilidade, o trilho através do qual se desloca. Como armamento principal, possui uma peça de elevado calibre. Em inglês designa-se por Main Battle Tank (MBT), daí o uso popular do termo tanque para o designar.


m1a1abrams.jpg

É um veículo de combate blindado utilizado geralmente pela cavalaria de um exército, projectado principalmente para atacar forças inimigas com a utilização de fogo directo. Um carro de combate é caracterizado pelo seu armamento pesado e pela sua blindagem também pesada, tal como o seu grau de mobilidade que o permite atravessar terreno difícil a grandes velocidades. Embora os carros de combate sejam caros de operar e exigentes na vertente logística, são, ainda o elemento mais eficaz e letal na guerra de assalto terrestre e continuará a sê-lo num futuro próximo.


merkava7.jpg

Estão entre as armas de combate modernas mais formidáveis e versáteis, tanto pelo facto da sua habilidade para atacar contra alvos terrestres, tanto como o seu valor de choque contra a infte actuais possuem, também, um feixe laser que permite avaliar a distância exacta ao alvo. É por isso importante referir que o carrista (membro de uma guarnição de Carro de Combate) actual é um profissional altamente treinado e conhecedor do equipamento que opera.

Os carros de combate actuais podem ser guarnecidos por 4 ou 3 homens, Chefe de Carro, Apontador, Municiador e Condutor, sendo que nos carros de combate com municiamento automático, se suprime o Municiador.
O termo carro de combate somente se aplica à cavalaria.

Merkava_4_main_battle_tank_Israel_Israeli_Army_29_December_2008_news_021.jpg

As divisões de carros de combate são geralmente utilizadas com o apoio de infantaria, engenheiros, artilharia, aviões, e outros meios de suporte tanto técnico como de combate. Caso não sejam apropriadamente protegidos, os carros de combate podem ser vulneráveis a ataques de infantaria, minas, e de aviões.

abrams_2.jpg

Sites sobre jogos voltados aos temas da primeira e segunda guerras mundiais.

Navy Field - Autor: Stephano Ramos
Descrição: Este é o site do jogo Navy Field. Trata-se de um jogo de estratégia naval online, em tempo real, ambientado na 2ª Guerra Mundial.

1 st Brazilian Fighter Squadron - Autor: Julio Cesar e outros
Descrição: É um site dedicado ao Primeiro Grupo de Caça que lutou na WWII no front da Italia. Reproduzimos os confrontos no simulador IL-2 Sturmovik da UBI Soft. Preservamos a historia da nossa aviaçao de caça da WWII, principalmente reproduzindo texturas historicas do famoso P47D
Battlefield Central - Autor: indicado por Marcelo Kufi Küfner
Descrição: Site que congrega os jogadores brasileiros do Battlefield 1942.
Battlefront - Autor: Indicado por Tiago Constantino
Descrição: Site em que se pode fazer downloads de jogos de estratégia, do tipo "Combat missiom: beyond overlord".
Brazilian Clan - Autor: ||K1LL1nG
Descrição: Site do clan || Brazilian Clan do jogo Call of Duty 2 e Call of Duty United Offensive. !|| MaiS QuE UM ClaN! UmA FamiliA!
Clan Circulo de Fogo =CF= - Autor: =CF=Dark_RS
Descrição: Clan brasileiro do jogo Medal of Honor Allied Assault.
Clan KRAS de MOHAAS - Autor: Kras
Descrição: Site do clan Kras do jogo Medal Of Honor Allied Assault SpearHead
Clan Method Of Destruction - Autor: Casanova
Descrição: Um clan formado não apenas por jogadores e sim por uma grande familia.
Cockpit News - Autor: Fabiano
Descrição: O Seu jornal On-Line de Simuladores de vôo de combate! Jogos, Dicas e informações sobre WWII e Aviação. Atualizado regularmente.
Frango Atiradores - Autor: Ian Sierra
Descrição: Site dedicado ao popular jogo Medalha de Honra.
Guerra Mundial - Autor: cabelinhu
Descrição: Jogo do tipo Web-Based baseado em fatos da Guerra. Você comanda um impérios, suas tropas e seus setores e tem o objetivo de destruir os impérios inimigos e se tornar o melhor império!
Hey Boys Clan - Site Oficial - Autor: Bussarello - Membro Oficial
Descrição: Site oficial de um clan de Medal of Honor Allied Assault™ Não é somente um Clan, e sim uma familia... "A Nossa maior luta é pela conquista da amizade."
PanzerDivision - Real Time Strategy Games - Autor: Ricardo F. A. Vianna
Descrição: Fan site de um dos melhores jogos de RTS - Blitzkrieg e Sudden Strike. Com aspectos comerciais como, por exemplo: T-Shirts com temas militares.
Saints Or Soldiers :: Clan - Autor: Vinicius
Descrição: Fórum de discussão sobre o jogo Call of Duty 2. O clan está atualmente recebendo novos membros.
SDF CLAN SH - Autor: SDF
Descrição: site do clan SOLDADOS DE FORÇA do jogo medal of honor spearhead.
Sentai Kamikaze Brasil - Autor: SK_FlashBack
Descrição: Grupo aéreo virtual da segunda guerra mundial, simulando em IL2 FB + AEP + PF, voando pelas forças do eixo, honrando o Império Japonês, comandante Hamasaki, sub. c. Ronin. Nosso site possui dados técnicos, fotos e informações gerais sobre a IJNAF e seu braço aéreo da JAAF no conflito da 2ºGM.
The Blitzkrieges - BF1942 - Autor: Victor L.
Descrição: Site do jogo BattleField 1942
UMGC: União Mega Gamers Clan - Autor: Gustavo Licks Henke
Descrição: Site do clã de Call of Duty 2 União Mega Gamers Clan. Site em Update, aguarde...
VF-1 - Autor: Marco Antonio Aulette
Descrição: Site sobre o esquadrão virtual VF-1 (combatendo na arena virtual Warbirds-FHR e IL-2 Forgotten Battles), criado em homenagem ao esquadrão homônimo da Marinha do Brasil. Contém informações, notícias e links relacionados à aviação.
War machine - Autor: Shion Apolo
Descrição: Site de Clã de BF1942. Somos na maioria de Caxias do Sul, RS, mas temos jogadores de vários lugares do país em nossa equipe.
[AMI] - BF Team - Autor: RivolTa
Descrição: Equipe do jogo BattleField 1942, inspirado na 2ªGM. Para maiores detalhes e organização, em nosso site.
||SoH|| - Soldiers of Honor - Autor: ||SoH||Zacca
Descrição: Site do Clan ||SoH|| - Soldiers of Honor. Um clan de Medal of Honor Spearhead, e Call of Duty 2.