Coturnos com biqueiras ou tênis de cano alto, jeans e camiseta. Movidos pelo gosto de bater e brigar, os skinheads são conhecidos pela violência e pelo ódio racial. Os grupos que agem atualmente em São Paulo fazem parte de um movimento que começou na Europa, nos anos 60, e se espalhou por diversos países. Na Reportagem da Semana, veja quem são, o que há por trás desses grupos, como agem e quem está na mira dos skinheads.
Guerra é uma disputa violenta entre dois ou mais grupos distintos de indivíduos mais ou menos organizados. A guerra pode ocorrer entre países ou entre grupos menores como tribos ou facções dentro do mesmo país. Em ambos os casos, pode-se ter a oposição dos grupos rivais isoladamente ou em conjunto. Neste último caso, tem-se a formação de aliança(s).
segunda-feira, 11 de julho de 2011
domingo, 10 de julho de 2011
Maior assassino em série do Brasil nega ter cometido crimes
Francisco das Chagas está preso acusado de matar 42 meninos, entre quatro e 15 anos, de 1989 a 2003, em Altamira (PA) e na região metropolitana de São Luís (MA). O psicopata, que já tinha confessado os crimes anteriormente, agora nega ter matado as vítimas.
Líbios fogem do regime de Muammar Gaddafi para Itália
Quatro embarcações chegaram à Itália, neste sábado (9), com mais de mil imigrantes líbios.
Onda de violência deixa 41 mortos no México
![]() |
| Tomas Bravo / Reuters Policiais vigiam próximo ao local de uma das chacinas |
Duas chacinas e a descoberta de uma dezena de corpos decapitados no México, com um saldo total de 41 mortos, atingem neste fim de semana o norte e o centro do país, onde segundo o governo, os cartéis realizam uma "absurda guerra" para controlar o tráfico de drogas.
A aparição neste sábado de 10 pessoas decapitadas em Torreón (norte) foi precedida na sexta-feira por um massacre, em um clube noturno de Monterrey (norte), que deixou 20 mortos, e outra chacina na zona metropolitana da capital, com um saldo de 11 execuções.
Alejandro Poré, porta-voz do Conselho de Segurança Nacional alegou que estes crimes foram atribuídos pelo governo aos cartéis do narcotráfico.
- Eles [cartéis de narcotráfico] realizam uma absurda guerra pelo controle de regiões e pelo tráfico de drogas para os Estados Unidos.
Na periferia de Torreón, localizada no estado de Coahuila (norte), "foram encontrados 10 corpos na parte de trás de uma caminhonete, sete homens e três mulheres, todos sem cabeça", e uma cabeça de mulher estava sobre a caçamba do veículo, disse por telefone Guillermo Flores, comandante da polícia.
A descoberta dos corpos foi registrada na manhã deste sábado, enquanto as nove cabeças restantes foram encontradas mais tarde em diferentes pontos do centro de Torreón, uma cidade de cerca de 650.000 habitantes.
Estas mortes são resultado da guerra realizada em Coahuila pelo cartel Los Zetas, formado por ex-militares desertores, e o cartel de Sinaloa ou Pacífico, liderado por Joaquín "Chapo" Guzmán, o traficante mais poderoso do país, informou Poiré.
Em Torreón, há uma disputa entre o cartel de Sinaloa, dominante na costa do Pacífico ao oeste do país, para onde os Zetas avançam a partir do Golfo do México, no leste.
Mais de 37.000 pessoas morreram no México nas mãos dos cartéis do narcotráfico desde dezembro de 2006, quando o presidente Felipe Calderón lançou uma ofensiva contra eles com 50.000 militares
Ataques das Farc deixam 4 mortos e 45 feridos na Colômbia
![]() |
| Jaime Saldarriaga / Reuters Militares desativaram algumas minas abandonadas pelos rebeldes |
Pelo menos quatro pessoas morreram e 45 ficaram feridas em atendados das Farc (Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia) neste sábado (09) . Os ataques simultâneos foram na região de Cauca, como confirmou o prefeito de Toríbio, Carlos Alberto Banguero uma das cidades afetadas.
Banguero, informou que dois civis morreram e 45 ficaram feridos em sua jurisdição. Os rebeldes lançaram cilindros de gás repletos de estilhaços e explosivos contra edificações do município. O prefeito pediu ajuda através de emissoras de rádio.
Outras duas pessoas morreram após uma explosão, provavelmente de um carro-bomba, registrada perto de uma delegacia de Corinto, outra cidade de Cauca.
Algumas casas da área urbana foram afetadas pelo ataque, assim como um centro de saúde e o comando de controle da Polícia . Os feridos foram levados a hospitais locais, embora os ataques estejam impedindo o tráfego de veículos em estradas vizinhas às cidades atacadas.
A Polícia e o Exército tentam controlar a situação com apoio da FAC (Força Aérea Colombiana). De Cali, capital de Valle del Cauca, e Popayán, capital do departamento de Cauca, foram enviados reforços, entre eles helicópteros e tropas terrestres.
As forças militares desativaram algumas minas abandonadas pelos rebeldes para impedir a chegada de reforços aos municipios que foram vitímas dos ataques
Mais de 1.400 foram pessoas presas em manifestação na Malásia
Mais de 1.400 pessoas foram detidas neste sábado em Kuala Lumpur, a capital da Malásia, durante uma grande manifestação que pedia reformas eleitorais, como afirmou o chefe da polícia local, Ismail Omar
-Na reunião ilegal, a polícia prendeu 1.401 pessoas e estamos investigando os indíviduos detidos, principalmente pela reunião ilegal.
Segundo ele, os manifestantes foram detidos porque "os organizadores rejeitaram a oferta de realizar a manifestação num local mais adequado", fora da capital.
A polícia lançou gás lacrimogêneo contra cerca de 2.000 manifestantes congregados na Praça Merdeka,.
O líder opositor Anwar Ibrahim sofreu contusões na cabeça e um corte na perna depois que a polícia dispersou a manifestação.
O protesto foi anunciado há várias semanas e convocado por mais de 60 organizações com apoio dos partidos de oposição.
Sob a bandeira Bersih 2.0 ("limpo" em malaio), o objetivo era exigir que as próximas eleições de 2013 sejam "livres e transparentes".
Subscrever:
Comentários (Atom)


