terça-feira, 14 de junho de 2011

Europa regista 36 mortes com mais uma vítima de E- coli na Alemanha

Uma analista tenta isolar a bactéria de uma amostra
Do total, 35 mortes foram registadas na Alemanha, onde 3.228 pessoas adoeceram devido à bactéria ou graves complicações renais a ela associadas, e uma na Suécia.

De acordo com o RKI -- que não forneceu mais informações sobre a mais recente vítima mortal - desde há vários dias o número de novos casos está a recuar.

No sábado, as autoridades confirmaram que rebentos de soja de uma quinta de agricultura biológica em Bienenbttel, no norte do país, estavam contaminados.

Até novas indicações, as autoridades desaconselham o consumo de rebentos comprados ou cultivados em casa. Inicialmente tinha sido lançado um aviso sobre a provável origem em pepinos provenientes da Espanha, que nunca chegou a ser confirmado, e a procura e consumo de outros legumes crus como o tomate e as alfaces entrou em queda nos países da Europa.

Na Alemanha, estima-se que, por precaução, tenham sido destruídas 5.900 toneladas de pepinos, 3.500 toneladas de tomates e a produção de cerca de 1.300 hectares de alfaces.

Os 27 Estados membros da União europeia discutem, entretanto, esta terça-feira, as indemnizações aos produtores. O Comissário Europeu da Agricultura aumentou a proposta incial de ajuda de 150 para os 210 milhões.

Portugal já fez saber que vai votar a favor deste plano, apesar de considerar insuficiente.