![]() |
| Jaime Saldarriaga / Reuters Militares desativaram algumas minas abandonadas pelos rebeldes |
Pelo menos quatro pessoas morreram e 45 ficaram feridas em atendados das Farc (Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia) neste sábado (09) . Os ataques simultâneos foram na região de Cauca, como confirmou o prefeito de Toríbio, Carlos Alberto Banguero uma das cidades afetadas.
Banguero, informou que dois civis morreram e 45 ficaram feridos em sua jurisdição. Os rebeldes lançaram cilindros de gás repletos de estilhaços e explosivos contra edificações do município. O prefeito pediu ajuda através de emissoras de rádio.
Outras duas pessoas morreram após uma explosão, provavelmente de um carro-bomba, registrada perto de uma delegacia de Corinto, outra cidade de Cauca.
Algumas casas da área urbana foram afetadas pelo ataque, assim como um centro de saúde e o comando de controle da Polícia . Os feridos foram levados a hospitais locais, embora os ataques estejam impedindo o tráfego de veículos em estradas vizinhas às cidades atacadas.
A Polícia e o Exército tentam controlar a situação com apoio da FAC (Força Aérea Colombiana). De Cali, capital de Valle del Cauca, e Popayán, capital do departamento de Cauca, foram enviados reforços, entre eles helicópteros e tropas terrestres.
As forças militares desativaram algumas minas abandonadas pelos rebeldes para impedir a chegada de reforços aos municipios que foram vitímas dos ataques
