quinta-feira, 26 de maio de 2011

Tipos de Guerras

Tipos de Guerras
Alguns argumentam que as mudanças de formas da Guerra Tri-dimensional representa nada mais que uma evolução da tecnologia.
Assimétrica



090817120313_vietnam_466_ap.jpg


A situação militar na qual os dois beligerantes com forças desiguais interagem e tiram vantagem das sua força e da sua fraqueza. Esta interacção muitas vezes envolve estratégias e tácticas fora das regras normais da guerra convencional, muitas vezes referido como terrorismo.


Biológica
biological_warfare.jpg
A Guerra Biológica, consite no uso de qualquer organismo(bactéria, vírus ou outro organismo que possa causar doenças) ou uma toxina encontrada na natureza, como arma de guerra. O seu uso tem como objectivo incapacitar ou matar o adversário. O emprego das armas biológicas ou de agentes para produzir baixas nas forças inimigas é um tipo de guerra perigoso pois pode acordar doenças já debeladas a nível mundial.








Química



gasattack.jpgA Guerra Química é um tipo de guerra (associada a operações militares) usando substâncias químicas com propriedades tóxicas, para matar, ferir ou incapacitar o inimigo. Temos um caso muito real o gás mostarda utilizado na Primeira Guerra Mundial.









Electrónica
fig4k1.gif


A Guerra Electrónica refere-se geralmente a práticas não violentas usadas para apoiar outras áreas da guerra. O termo foi originalmente cunhado para identificar a intercepção e descodificação das comunicações via-rádio do inimigo, e as tecnologias de comunicação e de criptografia usadas para contrariar a sua intercepção, como exemplo temos o "interferir(jamming)", ou escudar comunicações. No final do século XX e inicio do século XXI este conceito cresceu para muitas outras áreas: com a utilização de váris sistemas de deteção por Radar e sistemas de Sonar, compução hacking, guerra espacial etc.



Quarta Geração

98656420_4ff33be032_b.jpgA Guerra de Quarta Geração(4GW) é um conceito defenido por William S. Lind e expandido por Thomas X. Hammes, usado para descrever a descentralização da natureza da Guerra Moderna. A definição mais simples inclui qualquer guerra na qual um dos seus maiores participantes não é um estado mas sim uma rede ideológica violenta. É caracterizada também pela não definição de linhas entre a guerra e a política, soldado e o cívil, conflito e paz, campo de batalha e segurança.



Enquanto este termo é similar ao terrorismo e guerra assimétrica. A Guerra de Quarta Geração é levada a cabo por um grupo insurgente que tenta implementar o seu próprio governo ou então restabelecer um velho governo. Temos como exemplo desta teoria o que se passa com Talibãs no afeganistão que tentam com as suas acções voltar ao poder. A fronteira entre o Estado e Não-Estado é dificil e complicado de explicar em Democracia por causa do poder dos média.




Terrestre

A Guerra Terrestre envolve três tipos de unidade de combate, Infantaria , Blindados e Artelharia.
A Infantaria nos tempos modernos pode ser Mecanizada e ter forças aerotransportadas. Geralmente tem como arma uma espingarda ou uma metralhadora, um homem de infantaria é a unidade básica de um exército.

moronsoldierstryingtoputfuelfireinM1outbyH20.jpg


A Guerra com Blindados actualmente envolve uma variedade de veículos para serem utilizados na batalha ou em apoio. Tanques ou outros veículos blindados(como é o caso dos utilizados para transporte de tropas) são mais lentos, já que são uns monstros de metal. São invulneráveis ás metrelhadoras inimigas mas víctimas dos rockets da infantaria, minas , e aviões são geralmente acompanhados pela infantaria. Nas áreas urbanas, por causa da falta de espaço um veículo fica exposto a fogo inimigo escondido mas os chamados "Thunder Run" em Baghdad em 2003 mostrou, que os veículos blindados podem jogar um papel vital no combate urbano. Nas áreas rurais, um veículo não tem que se preocupar com as unidades escondidas mas sim com os terrenos pantanosos que tem sido um factor de fraqueza para os tanques e outros veículos.


A Artelharia nos tempos modernos, distingue-se pelo seu largo calibre, disparando uma carga explosiva ou um rocket, e tem o peso e tamanho para ser montado para disparar e ser transportado. As armas cobertas por este termo incluem "tubo" artilharia como howitzer, canhão, morteiro, uma arma de campo e artilharia "rocket". O termo "artilharia" não tem sido usado tradicionalmente para projecteis com sistemas internos de localização, mas existem algumas unidades de artilharia que empregam misseis terra-terra.


Guerrilha


60724-004-4EFABC79.jpgA Guerra de Guerrilha é definida como aquela que é levada a cabo por grupos ou tropas não regurales(guerrilhas) em áreas ocupadas pelo inimigo. Quando obedecem ás leis da Guerra Convencional, se capturados, devem ser tratados como prisioneiros de guerra; contudo, são executados pelos seus captores. As tácticas de guerrilha tem como base criar stress e caos ,a emboscada, em oposição á confrontação directa, e tem grande parte do seu sucesso na utilização de pessoal não militar, ter lugar em terreno dificil, contar com o apoio da população residente, muitas vezes as guerrilhas procuram vencer ou dominar com a utilização de propaganda, e terrorismo. A Guerra de Guerrilha tem jogado um papel significante na história moderna, especialmente nos movimentos de libertação comunistas no Sudoeste Asiático(mais notávelmente na Guerra do Vietnam) e nas Guerra Colonial Portuguesa em Àfrica.
guerrillajkj.jpgOs guerrilheiros gravitam á volta de armas de acesso fácil, de baixa tecnologia e baixo custo. O arsenal típico de uma guerrilha moderna pode incluir Ak-47, RPG, e explosivos improvisados. As doutrinas da Guerrilha tem uma desvantagem pois o acesso a equipamento militar mais avançado é dificil, devido em grande parte ao factor económico, influência, e acessibilidade. Geralmente o seu modus operandus é actuar em pequenas unidades tácticas utilizando o conceito atingir e fugir. Esta situção conduz a uma guerra de baixa intensidade. As regras da Guerrlha são combater um pouco e depois retirar.




Inteligência

Propaganda

A Propaganda é uma antiga forma de desinformação concertada que consiste no envio de mensagens que possam influenciar as opiniões ou comportamento de um grande número de pessoas. A propaganda é o caminho mais básico para influenciar uma audiência. A propaganda mais efectiva é muitas das vezes verdadeira com o intuito de encorajar actos defenidos ou activar ódios. O objectivo é o resultado da alterção da narrativa cognitiva do objecto numa audiência alvo.



















Psicológica

Korea8301F.jpgA Guerra Psicológica teve o seu inicio durante as campanhas de Genghis Khan através do uso de tácticas de terror nas populações para incutir o medo. As acções psicológicas tem como objectivo influenciar as opiniões, emocões, atitudes, e o comportamento de grupos hostis como um caminho para alcançar objectivos nacionais.












Informação

20-21marapr.jpg

Tornada possível pelo crescimento do uso dos meios electrónicos durante a Segunda Guerra Mundia, a Guerra da Informação é o género de guerra onde a informação e os atques á informação e aos seus sistemas são usados como uma ferramenta de guerra. Alguns exemplos deste tipo de guerra são equipamentos electrónicos que afectam as redes mundiais assim como os sinais das estações de televisão e rádio. Baralhar os sinais do inimigo e campanhas de contra-informção também são usadas.


Naval


KDXIwww.jpg

A Guerra Naval tem lugar no mar alto(blue waternavy). Geralmente, apenas , nações poderosas tem uma marinha de guerra assim. As marinhas modernas usam em primeiro lugar porta-aviões, submarinos, fragatas, cruzadores, e destroyers para o combate. Isto fornece uma versatilidade de possibilidade de ataques, capaz de atingir alvos no solo, alvos aéreos, e outros navios. As marinhas mais modernas tem ambém um forte contigente de apoio aéreo, com o uso dos porta-aviões. Na Segunda Guerra Mundial , pequenas embarcações(tropedeiros) actuavam perto da costa. Este conceito desenvolveu-se na Guerra do Vietnam na famosa Guerra dos Rios(brown water navy), em zonas interditas dos rios. Esta forma de combate tem sido utilizado pelas forças especiais.



Network-centric


nco1_375x300.jpg

A Guerra Network-centric é essencialmente uma nova doutrina que nasceu com a Era da Informção. Plataformas de armas, sensores e centros de comando e controlo estão conectados através de redes de comunicações de alta-velocidade. A doutrina é relatada no debate "Revolution in Military Affairs".



Nuclear

A Guerra Nuclear é o tipo de guerra que usa armas nucleares. Existem dois tipos de guerra nesta categoria. Na guerra nuclear limitada, um pequeno número de armas são usadas de modo táctico para contrariar as forças militares opositoras. Numa guerra nuclear a grande-escala, um grande número de armas são lançadas num ataque total contra países inteiros. Este tipo de guerra tem como objectivo liquidar bases militares e civis.



Espaço

A Guerra no Espaço ocorre fora da atmosfera terrestre. As armas podem incluir armas orbitais e armas espaciais. Os alvos com valor no espaço podem incluir satélites e plataformas de armas. Não existem armas no espaço, mas sim misseis terra-espaço que tem sido testados com sucesso contra satélites cívis.