quarta-feira, 11 de maio de 2011

Terremoto no Sul da Espanha faz 10 mortos

Dez pessoas morreram e vários prédios ruíram quando um sismo de magnitude 5,2 atingiu hoje a zona de Múrcia.

A situação está caótica no município de Múrcia, no Sul de Espanha, junto à costa mediterrânica, e o governo já destacou para o local uma unidade militar de urgência. O número de mortos continua a aumentar e entre os prédios danificados alguns estão em risco de ruir. Cartagena, Aguilas, Mazarrón e Albacete foram outras zonas que também sentiram o terramoto, relata a imprensa espanhola

Este foi o segundo sismo do dia. O primeiro, ao início da tarde, teve uma magnitude de 4,1 e não se registaram vítimas nem danos relevantes. O segundo, de 5,2, deu-se às 17h45 e, rapidamente, se instalou o pânico na zona.

O túnel que liga a auto-estrada A7, em direcção à Andaluzia, está intransitável e as autoridades pediram aos automobilistas para não irem para aquela zona. Alguns prédios ruíram e vários edifícios históricos estão também em risco. "Senti um movimento fortíssimo e muito ruído. Na minha casa caíram e partiram-se vários objectos. Estou muito angustiado", disse Juani Avellaneda, um residente de Lorca, ao jornal El Pays.

Já o ano passado foi registado um terramoto na região de Granada, com uma magnitude de 6,2 na escala Richter, mas não causou danos materiais ou vítimas.