sábado, 23 de abril de 2011

EUA enviam drones para combates na Líbia

A NATO vai contar com meios aéreos norte-americanos para atacar as forças militares de Kadhafi. Barack Obama autorizou o envio de 2 aviões não tripulados para combaterem na Líbia. Washington diz que Obama mantém a ideia de não enviar tropas para a Líbia. O apoio norte-americano surge numa altura difícil para os rebeldes que resistem em Misrata.



Líbia: Misurata confiada a tribos, tropas de Kadhafi retiram - Governo
23 de Abril de 2011, 00:30

Tripoli, 23 abr (Lusa) - As forças leais ao líder líbio, Muammar Kadhafi, vão abandonar a cidade rebelde de Misurata e confiar às tribos da região a missão de acabar com o conflito pela via das negociações ou da força, declarou fonte governamental.
"A situação em Misurata será resolvida, tratada pelas tribos e pelos seus habitantes e não pelo Exército líbio (...), que ficará de fora", declarou na sexta-feira aos jornalistas o vice-ministro dos Negócios Estrangeiros líbio, Khaled Kaim, citado pela agência AFP, admitindo o uso "da força ou de negociações".
Segundo o responsável, "a tática do Exército era conseguir uma solução cirúrgica, mas esta não avança com os raides aéreos" da NATO.


Líbia: Várias explosões ouvidas em Tripoli
23 de Abril de 2011, 02:05

Tripoli, 23 abr (Lusa) -- Várias explosões foram ouvidas na esta noite em Tripoli, a capital líbia, sobrevoada desde a manhã de sexta-feira por caças da NATO, segundo jornalistas da AFP.
Três detonações foram ouvidas cerca das 20:15 locais (19:15 em Lisboa) vindas do centro da capital e seguidas minutos mais tarde por diversas outras, disse um jornalista da AFP que de imediato não pode determinar os pontos visados pelos bombardeamentos.
Mais tarde, cerca da 01:15 locais (00:15 em Lisboa), novas explosões foram ouvidas na capital após aviões terem sobrevoado intensamente a capital. A defesa antiaérea (DCA -- Defesa contra Aeronaves) entrou em ação e pouco depois começaram a ouvir-se as sirenes das ambulâncias.