![]() |
| Presidente dos EUA e responsáveis da Casa Branca seguem captura de Bin Laden em directo |
Os minutos que durou a operação que conduziu à morte do líder da Al-Qaeda foram "longos como dias" na Casa Branca, onde o presidente norte-americano seguia a operação em tempo real, contou hoje um seu conselheiro, noticia a AFP.
"Estes momentos foram sem dúvida os mais angustiantes da vida das pessoas que se reuniram aqui (Casa Branca) ontem", afirmou o conselheiro de Barack Obama para a luta anti-terrorista, John Brennan.
Em conferência de imprensa na Casa Branca, Brennan levantou a ponta do véu sobre a operação, de 40 minutos, contra a vivenda em Abbottabad, a norte de Islamabad, onde Bin Laden se tinha escondido.
"Os minutos eram longos como dias e o presidente estava muito inquieto quanto à segurança das nossas equipas" no terreno, contou Brennan, antigo dirigente da CIA, que perseguia Bin Laden há 15 anos.
A Casa Branca tem uma "Sala de Situação", uma sala de acompanhamento de situação de crise, dotada de um sistema sofisticado de comunicações.
"Quando soubemos que tinham conseguido penetrar no complexo e encontrado uma pessoa identificada com Bin Laden, houve um grande suspiro de alívio", disse.
Se a operação tivesse corrido mal, Obama ter-se-ia encontrado em má posição política, quando acaba de se lançar na campanha eleitoral para a reeleição em 2012.
Brennan disse: Obama "teve de avaliar a solidez das informações e tomou o que penso ser uma das decisões mais audaciosas que teve de tomar um presidente".
A tensão atingiu o máximo quando um helicóptero se avariou em plena operação.
"Quando o helicóptero se imobilizou, teve de se passar imediatamente a um plano alternativo, o que fizeram sem problemas", garantiu Brennan.
