terça-feira, 30 de junho de 2009

Iraque: Bomba mata 25 enquanto tropas EUA deixam cidades

Um carro-bomba causou hoje pelo menos 25 mortos em Kirkuk, norte do Iraque, logo após as tropas norte-americanas terem entregado o controle total das cidades iraquianas para as forças de segurança locais, seis anos depois da invasão.
A bomba, que feriu pelo menos 40 pessoas, explodiu num movimentado mercado numa região de maioria curda de Kirkuk, uma cidade vista como um local de potencial conflito entre os xiitas e os curdos. A polícia disse que o número de mortos pode aumentar.

Muitos iraquianos temem que o recuo das tropas norte-americanas das cidades e centros urbanos para as bases rurais, o primeiro passo para uma total retirada do exército dos EUA até ao final de 2011, deixe os militantes livres para atacar.

No entanto, o governo declarou esta terça-feira feriado, o «Dia Nacional da Soberania», e organizou uma parada para mostrar a força militar que será usada contra a insurreição resistente.

«Este dia, que consideramos uma celebração nacional, é uma conquista de todos os iraquianos», disse o primeiro-ministro do país, Nuri al-Maliki, num discurso na televisão.